quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Carmen Miranda: "A Pequena Notável"

     Com altura em torno dos 1,53m e uma expressividade que encantou tantos. Esta era Carmen Miranda. Uma artista que encantou o mundo todo com seu gênio e talento que lhes garantiram a propriedade da graça de ser uma das brasileiras mais conhecida no exterior. Quem foi Carmen Miranda e por que é ainda tão conhecida hoje?
     Vendedora de gravatas, Carmen, quer dizer, Maria do Carmo da Cunha Miranda, constantemente cantava para os funcionários da loja onde trabalhava, no Rio de Janeiro. Esta atitude persistente levou à sua demissão com a causa de ser responsável por tirar a atenção das pessoas que ali trabalhavam.
     Nascida em Portugal e trazida para o Brasil com apenas 10 meses de idade, desde muito cedo mostrou seu imenso talento. Acreditando neste imenso potencial, que Josué de Barros, um famoso compositor da época, resolveu apresentar ao público carioca esta "baixinha" além de lhe pagar aulas de canto. Assim, não demorou muito para que produzisse seu primeiro disco, Triste Jandaia que foi um imenso sucesso nas rádios brasileiras.
     Era o começo de uma carreira de sucesso que levaria a "brasileirinha" para a história do Brasil.
     Logo com o despontar da música Pra Você Gostar de Mim, foi considerada "a maior cantora do país" por um jornal da época, O País. Na sequência, assinou um contrato com duração de dois anos com a rádio Mayrink Veiga. O mesmo lhe garantia um salário de 2 contos de réis por mês, mais ou menos, R$ 1.000,00. Algo inédito para a época em que a todas as cantoras de rádio simplesmente recebiam um certo cachê por cada apresentação. Mais tarde, deixaria a mesma para assinar com a Tupi que lhe pagaria 5 contos de réis por mês.
     Foi no dia 20 de janeiro de 1936 que estreou o filme Alô, Alô Carnaval. Devido à sua baixa estatura, usava continuamente enormes saltos o que levou a ser chamada carinhosamente de "pequena notável."
     Já no final da década de 30, passou a ser a artista exclusiva do Cassino da Urca, o que lhe provia um salário impressionante de 30.000 contos de réis. Foi nessa época que interpretou a música que se tornaria famosa em sua voz, "O que é que a baiana tem", música que garantiu o seu ingresso no mundo cultural estadunidense.
     Em março de 1940, fez uma apresentação ao então presidente dos Estados Unidos, Franklin Delano Roosevelt. No mesmo ano, deixou a marca de suas mãos e pés juntamente com sua assinatura na Calçada da Fama, em Los Angeles. Era a chegada ao topo de sua carreira. Havia alcançado o sucesso internacionalmente estando no mesmo patamar da grandes estrelas da época.
                                                      O Brasil Perde uma Estrela

Carmen Miranda morta. Todos choravam a morte da "pe-
quena notável."
     Em 1954 Carmen Miranda foi constatada pelo médico como uma dependente química de barbitúricos, um grupo de substâncias usadas por seus efeitos sedativos. Por este motivo, passou uma temporada hospedada em uma suíte do hotel Copacabana Palace para tratamento. Mesmo tendo apresentado melhoras, continuou o uso de drogas, cigarro e álcool.
     Após o tratamento retornou com suas apresentações. Entretanto, em uma delas acabou tendo um ligeiro desmaio. Na mesma noite do ocorrido, foi para casa onde lá permaneceu com alguns amigos. Era sua última noite em vida. Após de ter se despedido de suas visitas, foi ao seu quarto onde lá caiu morta após um ataque fulminate do coração. No dia seguinte, seu corpo foi encontrado no chão por sua mãe que se fazia presente nas apresentações da filha. Era o fim de uma das maiores artistas brasileiras.