segunda-feira, 18 de abril de 2011

Elis Regina: 30 anos de Saudades da "Doce Pimenta"

Elis Regina em seu jeito histriônico de cantar. Afinação e po-
tência concentradas em uma única voz.
     Dona de uma voz insuperável e de uma personalidade extremamente forte. Assim pode-se caracterizar a gaúcha Elis Regina. Conhecida basicamente por sua personalidade e gênio difíceis, é considerada, atualmente, a maior cantora brasileira de todos os tempos. Altamente polêmica pelas suas atitudes e suas inúmeras frases famosas, entre elas, a mais conhecida — "No Brasil só duas cantam: Gal e eu."
     Tendo iniciado sua carreira aos 16 anos quando gravou seu primeiro LP - disco de vinil - em 1961, (Viva a Brotolândia), o Brasil conhece o que viria a ser a maior estrela da música brasileira. Mais tarde, em 1964, depois de mais dois discos gravados e inúmeros shows, conhece o produtor  Solano Ribeiro, de quem recebe o convite para apresentar o programa O Fino da Bossa, ao lado de Jair Rodrigues, na TV Record e que lhe renderia três discos de sucesso e o maior salário pago a um artista brasileiro da época.
Viva a Brotolândia, primeiro disco de
Elis gravado quando ela tinha 16 anos.
     De voz potente e extremamente afinada, Elis explorou inúmeros gêneros musicais como a Bossa Nova, o Rock, o Samba, a MPB e o Pop. Imortalizou um número relevante de músicas as quais podemos citar Madalena, O Bêbado e a Equilibrista, Como Nossos Pais, O Mestre Sala dos Mares, Águas de Março (dueto com Tom Jobim), Alô Alô Marciano, Querelas do Brasil e inúmeras outras. No decorrer de sua carreira, interpretou músicas de artistas até então desconhecidos como Milton Nascimento, Gilberto Gil, João Bosco, Renato Teixeira, Aldir Blanc, Ivan Lins ajudando-os a tornar a público o seu trabalho e impulsionando a carreira artística desses novos compositores.


                             A Polêmica Elis Regina
     Devido ao seu gênio difícil e sua forte personalidade, o poeta Vinícius de Moraes apelidou-a carinhosamente de Pimentinha, apelido que é lembrado até hoje. Durante toda a sua carreira, foi alvo de inúmeras polêmicas com diversas pessoas do ramo artístico. Em uma delas e, talvez, a mais expressiva foi o seu desentendimento com as cantoras Maysa Matarazzo e Nara Leão no final da década de 60. O motivo da rivalidade criada entre as três tinha nome e sobrenome: Ronaldo Bôscoli. Compositor e produtor musical era, na época, noivo de Nara Leão. Porém, após uma turnê de shows pela Europa, traiu-a com a cantora Maysa que afirmou à imprensa que iria casar-se com Bôscoli. Com isso, Nara cortou relações com Ronaldo e Maysa, sua amiga e acabou com o noivado. Pouco tempo depois, Ronaldo Bôscoli divulgou que iria casar-se com Elis Regina, gerando o descontentamento de Maysa, que nutria uma forte paixão pelo produtor musical. Então começava a onda de ataques entre Elis e Maysa, que logo tratou de chamar a rival de "mau-caráter. Já Elis havia afirmado que a musa da bossa, Nara Leão tinha "sangue de barata" e que a odiava. Fora esse relato, há outros que descrevem a inimizade entre Elis e Maria Bethânia, que era marcada pela busca do título de maior cantora brasileira. Pouco tempo depois da morte de Elis, em 1982, pela primeira vez, Maria Bethânia se pronuncia a respeito de Elis. Afirmou que nunca teve intimidade com ela, porém a esnobava pela sua garra e seu desejo de se superar "pisando em quem fosse". Lindas palavras não? Por que será que Maria Bethânia nunca falou isso quando Elis ainda era viva? 
     Diz-se que Elis Regina era fortemente ignorante e que não media palavras quando o assunto era criticar qualquer pessoa a quem não gostasse. Nunca se rebaixou diante de ninguém, e nem mesmo mudou seu jeito de ser após a formação de sua sólida carreira. Andava de maneira simples, mesmo depois da fama, algo que pode ser comprovado pela sua maneira de vestir-se nos shows e entrevistas que concedia. Também eram frequentes as suas idas a bares populares. Em suas entrevistas, chegou várias vezes a falar palavrões, uma forma real de mostrar a sua personalidade difícil.  
     Confira agora, suas frases mais polêmicas:
  • "Meu problema são 10 centímetros a mais; então estaria tudo resolvido."
  • "Sempre vou viver como camicase. É isso que me faz ficar de pé."
  • "O importante é não aceitar o jogo, ser anti-sucesso. Sou uma estrela."
  • "Quero saber é do brasileiro, não estou preocupada em cromar minha orelha e sair para a rua para chamar a atenção."
  • "Cantar, para mim, é sacerdócio. O resto é o resto."
  • "Tenho o prazer de me danar e me recompor sozinha. Não preciso de muletas."
  • "Não passo o dia olhando pro meu umbigo para ver se nasce um pé de couve."
  • "As pessoas que me chamaram de mau-caráter estavam se auto-criticando."
  • "Por que exigem de mim tanta coisa? Sou boa cantora e ainda tenho de ser educada?"
  • "Eu talvez vá morrer sem nunca entender as pessoas."
  • "A lucidez me leva às raias da loucura."
  • "Esse tal de iê iê iê é uma droga."

                    A Morte de Elis Regina: o Brasil Perde uma Estrela  
    Com imensa vitalidade aos seus 36 anos, Elis Regina Carvalho Costa vivia a melhor parte de sua carreira. Porém, esse sonho seria interrompido em 27 de janeiro de 1982. O Brasil perde a sua maior cantora. Sua morte aconteceu no seu apartamento nos Jardins, em São Paulo. Seu velório foi realizado no Teatro Bandeirantes, palco de seu maior show, Falso Brilhante. Seu cortejo fúnebre, que aconteceu numa quarta-feira à tarde, foi acompanhado por cerca de 1000 pessoas que atravessaram cerca de metade da capital paulista até o cemitério do Morumbi.
Elis Regina morta. A bandeira do Brasil estampa o cai-
de uma das maiores estrelas da música brasileira.
     Com menos de 48 horas depois do enterro de Elis, veio o segundo choque e, sem dúvida, o pior. Desde o acontecido no apartamento de Elis, havia um mistério quanto às verdadeiras causas da morte da cantora devido à decisão da médica, que cuidara do caso, de não fornecer o atestado de óbito. Após o término dos exames realizados pelo IML (Instituto Médico Legal), a causa da morte: intoxicação combinada de bebidas alcoólicas e cocaína. De início, houve a resistência em aceitar o verdadeiro motivo da morte. Mais então iniciou-se uma campanha de difamação da imagem da cantora pelos meios de comunicação. Uma delas foi a poderosa Rede Globo que montou uma ampla estrutura para fazer uma cobertura completa acerca desse acontecimento histórico. Tal esquema de cobertura, até hoje se comparou apenas à morte do cantor Michael Jackson. A emissora de Roberto Marinho fez questão de divulgar um vídeo de um clipe da cantora, gravado para o tradicional Fantástico e que, porém não foi ao ar porque não teria agradado à produção pelo seu profundo estado de embriaguez. Os amigos mais íntimos de Elis tentaram defendê-la a todo custo. Eram constantes as réplicas dos cantores Jair Rodrigues e Edu Lobo às reportagens veinculadas no rádio e na televisão que tentavam implantar na população a afirmação de que Elis era uma "mulher infeliz e drogada". Há até um certo grau de verdade nesta afirmação, já que Elis Regina havia entrado em depressão pela busca da perfeição em seu trabalho e sua vida incerta. As novas cantoras que surgiam e que ameaçavam o seu posto (pensamento esse, que só existia na cabeça da nossa gaúcha) e o medo em enfrentar, muitas vezes, a plateia fria e amarga lhe causava um certo desconsolo e uma tristeza que só era bloqueada com droga e álcool. Porém, com a afirmação do delegado de polícia a respeito da veracidade do exame divulgado pelo IML, o Brasil entrou em choque.
      No entanto, podemos perceber a grande ironia presente na História. Depois da morte de nossa amada Pimentinha é que foi aberto o caminho de um julgamento baseado na artista que Elis foi e não nas decisões precipitadas e erradas que marcaram a sua vida pessoal. Pois, ninguém acreditava que havia uma Elis que tinha medo dos palcos e das multidões. Numa Elis, que dizia "morro do medo, faço todos os espetáculos me borrando de medo, todos os dias. Faço, mas com medo. E se mandar parar, eu paro, porque medo eu tenho."
     E era esse medo que alimentava a sua agressividade e a inspiração no palco. Como ela dizia: "eu não tenho a menor intenção de ser simpática a algumas pessoas. Me furtam o direito de escolher. Sou obrigada a aceitar quem passar pela frente. Me tomam por quem? Um imbecil? Sou algo que se molda do jeitinho que se quer? Isso é o que todos queriam, na realidade. Mas não vão conseguir, porque quando descobrirem que estou verde já estarei amarela. Eu sou do contra. Sou a Elis Regina do Carvalho Costa que poucas pessoas vão morrer conhecendo." 

Gravação do LP Elis & Tom, 1974. Águas de Março

28 comentários:

  1. Olha...achei o blog procurando informações sobre uma suposta foto que tiraram de Tancredo Neves momentos antes de sua suposta morte, forjada. Desde que conheço o trabalho de Elis Regina, tudo o que posso afirmar é que essa cantora, por mais viciada em drogas que fosse, fora assassinada. Por uma ordem mundial? Pelo governo? Não se sabe. Mas eu não engulo o que a mídia sempre afirmou com respeito á sua partida. Ela era uma mulher muito á frente do seu tempo, muito inteligente e instruída. Sabia o que cantava, e cantava contra a repressão política desse país que teve seu ápice nos anos 60. Talvez pelo fato de que ela mesma participasse dessa ordem, e de alguma maneira essa ordem estivesse infeliz com sua postura. Lembre-se de Amy Waynehouse? Caso talvez semelhante, embora Elis fosse mais centrada, menos louca que Amy. Creio que seria interessante levantara questionamentos hoje sobre sua suposta morte há 29 anos atrás.

    ResponderExcluir
  2. NOSSA NÃO SABIA QUE AH TANTO TEMPO ELA MORREU POIS ACHAVA QUE AINDA ESTAVA VIVA POIS SUA VOZ PERMANECE VIVA EM CADA PARTE DO BRASIL!

    ResponderExcluir
  3. O seu blog nao vale de nada . Bom mesmo é Luan Santana.
    A propósito, cadê a sua cultura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luan Santana? Kkkkkk tenho que rir. Comparar Luan a Elis, me poupe!!! Luan é numa porcaria!, Aliás, nem sei o que canta. Elis morreu há mais de 30 anos e nunca será esquecida, era perfeita.

      Excluir
  4. Doce Pimenta .. ?
    não canta nada .. sou mais a Maria Rita.
    Ela sim, tem talento .

    ResponderExcluir
  5. INCRIVEL . Voce nasceu para historia, rapaz .
    Voce, entende dá coisa .
    Vlw.

    ResponderExcluir
  6. Sou professor, e admirei seu gosto pela discilina.
    Parabens!

    ResponderExcluir
  7. ai cara, fala do NX O .. pow ..
    isso sim, é musica.

    ResponderExcluir
  8. Seu Blog é muito bom, adorei as informações ,ela É ótima !

    ResponderExcluir
  9. Elis que saudades.Maior cantora de todos os tempos!Maria Rita é uma merda que não chega à seus pés,não canta suas músicas porque tem medo de uma interpretação desastrosa,não tem voz ,nem herdou o talento da mãe.Não fosse Miltom Nascimento,por amizade à Elis, ter lançado esta guria,seria uma eterna anônima,pois cantar ela não sabe.Chegar perto do talento da mãe ,entaõ,totalmente inviável!
    Tu és uma frustrada e invejosa...sua mãe será eterna!Aplausos para Elis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eis a irônia, hoje, anos depois dessa tua postagem temos uma Maria Rita que canta lindamente as musicas da mãe e se não cantou antes foi pela angustia, pois se vocês fãs perderam uma cantora, ela perdeu uma mãe e só por isso, ela não se sentia a vontade, se emocionava. Invejosa? Pq invejosa? Filha de quem ela é, com uma bela voz, e fazendo sucesso como faz hoje ela é invejada e não invejosa. Espero que as apresentações dela com o repertório de Elis, tenham sido um tapa de luva nessa tua cara e engula cada palavra que digitou. Pois Maria Rita, filha de Elis Regina tem luz própria e tu é um zé ninguém apenas!

      Excluir
  10. nossa cada comentario aqui q é digno de pena pela falta de cultura e conhecimento musical..mas gosto é gosto..aff Elis Eterna Sempre!

    ResponderExcluir
  11. É bem típico do povo brasileiro desprezar grandes nomes da música e dar valor a artistas que consideram bom somente por estarem na mídia, como Luan Santana, citado a cima. Povo sem cultura mesmo, Elis é uma rainha, e suas letras maravilhosas. Não se tem mais cantores como antigamente, que além de ter uma voz explendida, traziam canções cujas letras tinham significado, que criticavam o governo de modo subentendido e faziam músicas que são tocadas até hoje, mesmo passando tanto tempo. É um ORGULHO ter Elis na nissa história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elis foi a melhor cantora brasileira de todos os tempos..nunca existirá outra igual a ela.. foi como os Beatles, ou seja: único, não tem subtituição..e digo mais: só quem é músico, ou entende mesmo de música sabe disso. Quel fala mal dela é porque não entende nada de música, mas acha que sabe...

      Excluir
  12. Elis morreu em 19 de janeiro, e não em 27.

    ResponderExcluir
  13. PARABÉNS PELA MATÉRIA. ELA REALMENTE É A MAIOR DE TODAS. SÓ CONVÉM LEMBRAR QUE A MORTE SE DEU EM 19 DE JANEIRO E NÃO 27.
    OBRIGADO PELA COLABORAÇÃO À MPB TÃO DEFICIENTE DE GRANDES NOMES COMO ELIS
    SIDNEY

    ResponderExcluir
  14. Elis, terminava os shows,e gostava de tomar uns dinkes com os musicos, pessoas da cidade, onde ela se apresentava, ligada a musica.Ficava ate tarde conversando, principalmente qdo ia pro NORDESTE, Fortaleza, ela adorava. Com isso, prejudicava o dia seguinte, viagens ensaios, passagem de som. CESAR, alem de marido era gerente dela e maestro e n curtia noitadas. BRIGARAM E SE SEPARARAM. Elis tentou voltar, no show da GLOBO, GRANDES NOMES, ela tenta, ate se ajoelha e chora,mas ele nao cede.
    Disso, começa a depressao da Elis.Sozinha, sem seu pilar, ela começa a ver que nada tem sentido.


    Tem mais coisas, mas otura hora eu comento

    JORNALEIRO-RIBEIRAO PRETO

    ResponderExcluir
  15. PRESTA A ATENÇAO
    VC. FAZ UM BLOG DEDICADO A ELIS E NAO SABE NEM AO MENOS A DATA DE SEU FALECIMENTO FOI NO DIA 19 DE JANEIRO , E NAO NO DIA 27 DE JANEIRO
    FAÇA AS COISAS MAS TENHA RESPONSABLIDADE !
    TENHO UMA RAIVA DE PESSOAS QUE FAZEM PRA SATISFAÇAO DE SUAS FRUSTRAÇOES, E NAO CUIDA DO QUE É SEU

    ResponderExcluir
  16. o blog em certos momentos viaja na maionese. muita bobagem escrita sem um pingo de responsabilidade.

    ResponderExcluir
  17. A Bethânia nunca falou isto que vc escreveu sobre a Elis. É só conferir o vídeo no You Tube. Quanta mentira.

    ResponderExcluir
  18. Sensacional o texto. Infelizmente tem gente otária escrevendo baboseiras na publicação. A voz da Elis continua vivo, e mesmo a Maria Rita sendo filha dela, ela nao chega nem aos pés da Elis.. a Elis tinha um molejo na voz perfeito...

    ResponderExcluir
  19. Essa rivalidade com Bethânia só existia por parte da insegurança da Elis. Bethânia era tão superior aos ataques de Elis, que sim, sem dúvidas era fantástica, mas extremamente temperamental e comprava várias brigas por coisas mínimas que abalasse seu Ego de diva.
    A lista de inimizades dela é vasta, não era somente a irmã do Caetano. Pesquisem...

    ResponderExcluir
  20. Este último comentário é, sem sombra de dúvidas, o mais sóbrio e racional de todos. Elis era espetacular. Bethânia é espetacular. Acho bobagem querer colocar uma acima da outra. Estilos, timbres, escolas, origens, pessoas completamente diferentes. Considerada por quem a maior da História da Música Brasileira? Pela preferência do "escrivinhador" desse blog medíocre que sequer se dá ao trabalho de se aprimorar por meio de pesquisas com fontes, no mínimo, seguras? Faça-me o favor.

    ResponderExcluir
  21. Elis Regina faleceu no dia 19 e não no dia 27......conserta isso.

    ResponderExcluir